
“No fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro.
E eis que houvera um grande terremoto; pois um anjo do Senhor descera do céu e, chegando-se, removera a pedra e estava sentado sobre ela.
O seu aspecto era como um relâmpago, e as suas vestes brancas como a neve. E de medo dele tremeram os guardas, e ficaram como mortos.
Mas o anjo disse às mulheres: Não temais vós; pois eu sei que buscais a Jesus, que foi crucificado. Não está aqui, porque ressurgiu, como ele disse.
Vinde, vede o lugar onde jazia; e ide depressa, e dizei aos seus discípulos que ressurgiu dos mortos; e eis que vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis. Eis que vo-lo tenho dito.
E, partindo elas pressurosamente do sepulcro, com temor e grande alegria, correram a anunciá-lo aos discípulos.
E eis que Jesus lhes veio ao encontro, dizendo: Salve. E elas, aproximando-se, abraçaram-lhe os pés, e o adoraram.
Então lhes disse Jesus: Não temais; ide dizer a meus irmãos que vão para a Galiléia; ali me verão.” Mt 28.1-10
A ressurreição de Jesus Cristo foi o acontecimento que impactou o início do Cristianismo.
Se Jesus não tivesse ressuscitado, seria apenas um grande profeta que viveu entre os homens.
Se Ele não tivesse ressuscitado é bem provável que o Cristianismo não existisse ou se existisse seria de forma fraca e de pouco significado.
A ressurreição de Jesus foi muito mais do que Ele se levantar da sepultura. Foi mais do que vencer a morte.
Foi mais do que provar aos discípulos que Ele era o Filho do Deus vivo. A ressurreição de Jesus foi colocar um marco na humanidade! Foi abrir a porta do Caminho, da Verdade e da Vida, Aleluia!
Quando Jesus ressuscitou, era o primeiro dia da semana. Ele estava dizendo “Buscai antes de tudo o reino de Deus e sua justiça”. Ele é o primeiro em tudo. Ele é o Senhor!
A Bíblia nos fala que houve grande terremoto e que o anjo do Senhor havia movido a pedra.
Os guardas ficaram com medo. Homens que estavam acostumados em guerras e batalhas tremiam, pois estavam cientes que o que estava acontecendo diante de seus olhos era algo sobrenatural, que estava acima das forças humanas.
Elas vendo tudo aquilo, por certo tremeram, mas o anjo disse para não temerem e sim anunciarem que Jesus havia ressuscitado.
As palavras proferidas pelo anjo do Senhor não poderiam ter tido uma escolha melhor: “Ele não está aqui, mas ressuscitou como havia dito”.
A sociedade atual mesmo estando ciente da ressurreição de Jesus, mesmo sabendo do significado da Páscoa, mesmo sabendo que Jesus é Deus, ainda assim cria artifícios questionáveis e como amuletos vendem as pessoas.
O verdadeiro sentido da Páscoa deixa de ser Jesus e sua ressurreição, para se tornar em coelhos e ovos de chocolate.
Os homens sempre estiveram ligados a algum amuleto, a algum ídolo, a algum tipo de idolatria.
Temos aqueles que creêm no sudário de Turim, ou no chamado santo sepulcro em Jerusalém, ou outro objeto/lugar em que alguém possa testemunhar visualmente e fisicamente.
Mas Jesus mostrou em sua ressurreição que o homem que deseja seguí-lo e serví-lo precisa apenas da fé. Sem fé é impossível agradar a Deus.
Mas os homens, não todos graças a Deus, mas muitos e porque não dizer a maioria, dependem de santos, de ídolos, de fitas, de imagens, esquecendo-se que se Jesus quisesse isso, Ele teria deixado seu rosto gravado dentro do túmulo, ou em uma pedra, teria Ele mesmo ordenado ao anjo para esculpir a sua imagem.
Fora da eternidade com Deus ficarão os idólatras, nos diz a palavra do Senhor em Apocalipse.
Jesus não deixou suas vestes para que os discípulos guardassem como amuleto e prova de sua passagem pela terra ou de sua ressurreição. Ele não deixou sua escrita. Não deixou sua marca na natureza.
O que Ele deixou foi a certeza de que nenhum outro foi, é ou será igual a Ele. Ele deixou aos discípulos com medo e acabrunhados a força, a certeza, a convicção, a direção, o poder, de que nenhum mal poderia ser forte demais contra eles.
Que eles não precisassem temer nada, pois Ele estaria presente em toda a parte por onde estiverem.
Quando Jesus ressuscitou, este mundo deixou de ser apenas um mundo onde se cresce, amadurece e morre.
Ele provou que há uma eternidade. Ele provou que existe vida depois da morte. Ele mostrou aos discípulos e a nós hoje, que não devemos temer, mas confiar em sua promessas.
Que devemos obedecÊ-lo a qualquer preço, pois nossa vida é uma passagem para a eternidade. O bilhete é oferecido a todos.
O valor já está pago. Mas você precisa do bilhete correto para se encontrar com o Senhor.
Por qual bilhete você decidiu?
Na alegria do Senhor que é a nossa força, Deus o(a) abençoe.
Ev. Jefferson Keidann