Pesquisar
Close this search box.

Esaú e Jacó

Gn 25: 24-26

Cumpridos os dias para que desse à luz, eis que se achavam gêmeos no seu ventre. Saiu o primeiro, ruivo, todo revestido de pelo; por isso, lhe chamaram Esaú.

Depois, nasceu o irmão; segurava com a mão o calcanhar de Esaú; por isso, lhe chamaram Jacó. Era Isaque de sessenta anos, quando Rebeca lhos deu à luz.

Quando estudamos a palavra de Deus nem de longe podemos imaginar o quão profunda a mesma é com seus detalhes e mistérios.

Às vezes pensamos que as nossas vidas estão sem rumo, sem direção, sem um norte, achando que estamos em um mar aberto completamente perdidos, mas isso não é verdade.

Deus tem o controle de todas as coisas e Ele é Senhor. Indiferente se acreditamos ou não em sua pessoa ou no seu controle Ele continua sendo Senhor sobre nossas vidas.

Deus traçou projetos e planos para toda humanidade incluindo você e eu.

Ao olharmos as histórias de Esaú e Jacó logo percebemos que Deus tinha já planejado tudo. Ambas crianças no mesmo ventre nascendo ao mesmo tempo mas com diferenças grandiosas tanto em suas decisões enquanto em seu futuro.

Nos dias atuais vemos pessoas olhando seus horóscopos ou buscando orientação em astros para o seu futuro quando na realidade essas coisas nada tem de importante com nosso futuro pois eles não estão escritos nos astros mas nos planos de Deus.

Jacó foi escolhido por Deus, já Esaú, embora nasceu primeiro, não tinha seu coração voltado para Deus.

Alguns interpretam o nome de Jacó como enganador e de fato ele enganou a muitos mas o significado real é aquele que está no calcanhar do outro e vence.

E foi isso que ele fez. Embora tenha nascido depois de seu irmão Esaú, ele o perseguiu até alcançar a vitória. Interessante que ele sempre valorizou mais as coisas de Deus do que o seu irmão Esaú.

Mais interessante é que mesmo com todos seus erros Deus continuava a falar com ele, buscando direcioná-lo para o melhor.

Vemos aqui o carinho de Deus para com quem o busca mas não sabe direito como fazer. Isso é muito importante.

Nos dias de hoje muitos ainda não sabem como fazer, mas Deus continua buscando ajudar a todos que tem um coração sincero para com Ele.

Jacó não sabia direito o que fazer para seguir a vontade de Deus, mas sabia que precisa obedecer a Deus.

Esaú, em momento algum, a palavra de Deus nos mostra que buscou ao Senhor.

A única menção de ele ter buscado algo precioso foi quando Pedro nos informa que ele com lágrimas buscou um lugar de arrependimento e não encontrou.

Esaú nunca chegou a conhecer o Deus de Abraão e de Isaque, não da forma correta, pois se tivesse conhecido não teria jamais seguido para Seir / Edom. Seir ou a região de Edom, se tornou a terra dos prazeres, uma terra demoníaca, foi a terra dos descentes de Esaú, era a terra do pecado.

Ali havia um comércio grande de prostituição, jogos, bebidas e as pessoas viviam apenas nos prazeres da carne. Era a terra vermelha. Jacó jamais foi para Edom ( terra do pecado).

Esaú jamais foi a Betel ( a Casa de Deus). Estas coisas nos fazem pensar que caminhos as pessoas tomam hoje. Muitas estão querendo ir para Betel mas não querem deixar de ir a Seir.

Seir era completamente oposta à direção de Betel, a casa de Deus. Esaú desejava morte de Jacó pelo que havia comprado dele sua primogenitura e tomado sua benção.

Esaú havia jurado vinganca de morte. Jacó ficou 20 anos afastado de sua família. Sua mãe Rebeca pagou um preço pela traição e pelos planos pesados tramados contra seu esposo Isaque e seu outro filho Esaú.

Ela nunca mais viu Jacó em vida, pois esse se mudara para Pada-Arã que ficava quase 800km de distância de onde moravam em Bersheba. Raquel jamais viu seu filho Jacó novamente. Jacó jamais viu sua mãe novamente.

É o preço do pecado, a separação. Jacó sofre em Pada-Arã com Labão pois o traiu e enganou diversas vezes. Tudo que o homem semeia ele colhe. Agora ele esta precisando sair de Pada-Arã mas para isso precisa fugir pois o clima com Labão que era seu tio estava insustentável.

Deus abençoava Jacó e Labão queria enriquecer as suas custas. Jacó fugiu com sua família e seus bens, para retornar a casa de seu pai, mas no caminho precisava passar pela região onde Esaú morava.

Esaú ficou sabendo e reúne 400 homens, um pequeno exército e Jacó está a caminho deste encontro que aos seus olhos poderia ser o encontro com a morte. Dias antes havia se encontrado com Labão pois esse veio ao seu encalço.

Foi um clima bem ruim. Mas Deus falou a Labão e a Jacó e as coisas se resolveram. Quão bom é quando Deus entra na causa para que a animosidade e os conflitos não cresçam.

As coisas ficaram acertadas entre ambos, mas ele precisava seguir viagem.

Vemos que Jacó embora mais tranquilo com seu passado recente ainda tinha um passado longínquo que o incomodava e que era agora, a hora de enfrentar.

Esaú estava vindo em sua direção. Mas Deus novamente entra em cena. Jacó tem um encontro com o anjo do Senhor no vale de Jaboque e dali por diante sua vida foi mudada.

Muitas vezes o que mais precisamos é de um encontro com Deus para sermos completamente mudados. Jacó lutou com o anjo e venceu.

Foi trocado seu nome. Foi lhe reafirmado sua benção e suas promessas. Agora nasce um novo Jacó chamado Israel.

No dia seguinte ele vai se encontrar com seu irmão Esaú, mas agora Jacó é um novo homem. Seu coração e visão foram mudados.

Ele busca a paz e não conflito. Amor e não fuga. Esaú viu ao longe seu irmão e algo aconteceu que somente entendemos quando conhecemos mais a Deus, pois Esaú de longe viu que Jacó havia sido mudado.

Ele não era mais o Jacó enganador, mas um novo Jacó. Um Jacó que foi transformado pelo poder de Deus. Estava manco, mas mais perfeito do que antes.

Estava com uma marca externa que levaria para o resto de sua vida juntamente com a sua marca interna. Agora Esaú podia ver isso quando vinha ao seu encontro.

Jacó não sabia a reação de seu irmão mas sabia que Deus estava com ele. Jacó usa de estratégia para trazer paz e menos riscos de conflito colocando adiante de si presentes para Esaú.

Depois dos presentes vem sua família e ele por último. Tudo isso porque sabia que a situação poderia ser terrível.

Mas Jacó não percebeu o tremendo impacto de mudança em sua vida desde que encontrara com o anjo do Senhor no vau de Jaboque. Esaú não sabia o que tinha acontecido, mas sabia que Jacó estava diferente.

Deus opera de forma grandiosa seus milagres além, do que podemos imaginar. Jacó não percebeu a mudança senão que mancava.

Esaú não sabia o que tinha acontecido, mas sabia que tinha algo diferente. Esta diferença ocasionada por Deus trouxe a ambos um encontro salutar.

Mas Jacó não foi feliz em suas palavras pois falou que iria com seu irmão para Seir, mas acabou nunca indo para lá.

Não sabemos os motivos claros desta decisão, mas o fato que Jacó e Esaú jamais se encontraram novamente. Jacó pagou um preço muito alto pelas suas atitudes, embora Deus estando com ele, não deixou de sofrer as consequências de seus erros.

Isso é importante. Tudo que o homem semeia isso ele colhe. Jacó semeou muitas vezes engano e colheu sofrimentos. Lá na frente, quando mais velho Jacó é enganado pelos seus próprios filhos e se decepciona com eles.

Sofre anos de tristeza por causa do engano. Nisso aprendemos algo: Deus tem uma medida para pagamento de nossos o erros.

Vejam que Abraão no dia do sacrifício, não de Isaque, Deus falou a ele que havia um tempo para que a medida da iniquidade dos amorreus se completasse.

Tudo tem uma medida. O bem que você faz se multiplica. O mal também.

Jacó pagou anos de tristeza pensando que seu filho José estava morto e Deus permitiu tudo isso pois Jacó tinha uma medida a ser preenchida, dado seus pecados de engano no passado. Deus nunca isenta o culpado, lembre-se disso!

Cuidado com o que você faz e deixa de fazer, pois tudo é registrado pelos olhos de Deus. A Bíblia diz que os olhos de Deus percorrem toda a Terra.

Há muitos hoje que estão enganando até mesmo dentro as igrejas. A Bíblia diz que o que usa de engano não ficará na minha casa.

Tudo é registrado por Deus e um dia prestaremos contas.

Que Deus nos ajude a sermos fiéis e que tenha misericórdia de cada uma de nós.

Na alegria do Senhor que é a nossa força,

Ev. Jefferson Keidann

Aceite a Cristo como Salvador

Se você quer aceitar a Jesus Cristo como seu Salvador pessoal, faça a oração abaixo(lembrando que não é a oração que salva, mas confiar em Jesus é isto que irá salvar você) porque a Palavra de Deus diz em Rom:10:9: “A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.” 

Após a oração preencha os dados do formulário na página de contato e estaremos também orando por você! 

Caso deseje uma visita de um obreiro mais próximo, apenas selecione: desejo uma visita e a igreja mais próxima afiliada a este Ministério estará fazendo um contato com você em breve. 

E, obrigado por fazer parte da família de Deus.

Deus o(a) abençoe!

Oração

Senhor Deus, eu venho a ti em nome de Jesus teu amado Filho. 

Não posso me salvar, não posso me libertar e estou preso e perdido a caminho do inferno.

Preciso de ajuda! 

Vem me libertar, vem transformar minha vida, vem me salvar. 

Não quero viver mais como vivia nem fazer mais as coisas que fazia. 

Nesta hora me dá uma vida nova em ti ó Senhor.

Eu me arrependo dos meus pecados, da forma que vivia e das coisas que fazia e, peço que teu sangue remidor me purifique de todo o pecado.

Escreve meu nome no Livro da Vida e eu prometo que irei te seguir e te servir por toda a minha vida e por toda a eternidade. 

Obrigado Senhor Jesus. Amém.

Outras Mensagens

O Avivamento

“E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos

Ler mais
WhatsApp
FbMessenger