E disse: ah! SENHOR, Deus dos céus, Deus grande e temível, que guardas a aliança e a misericórdia para com aqueles que te amam e guardam os teus mandamentos! Ne 1:5
A palavra de Deus é repleta de ensinos que constantemente precisam ser aplicados as nossas vidas. Um desses ensinos é o que se encontra no livro de Neemias. Todo o leitor da palavra de Deus sabe que Neemias era apenas um copeiro do rei Artaxerxes, logo não tinha nenhuma autoridade para governar uma reconstrução e sequer condições financeiras ou geográficas para fazer a obra que fez, no entanto existem características importantíssimas em sua vida que permitiram ele realizar a obra que realizou naqueles dias.
1 – Ele temia a Deus – isso é deveras importante para seguir uma jornada de sucesso na vida. Sem o temor de Deus ninguém vai a lugar algum.
2 – Estava no lugar certo – Deus o havia colocado em um lugar onde poderia fazer a obra que precisava ser feita. Dentro disso precisamos entender que cada pessoa tem uma missão e Deus coloca esta pessoa no lugar certo, na hora certa para fazer a obra certa.
3 – Ele se interessou – Quando chegaram ele perguntou como estavam aqueles que viviam em Jerusalém. O relatório foi claro e conciso. Estavam em grande aflição e a cidade se encontrava em calamidades tendo seus muros derrubados e portões queimados a fogo.
4 – Ele se envolveu – Ficou tão triste que sua tristeza durou por vários dias. Entrou em jejum e oração e se colocou na mesma situação de todos, ou seja, visto como um rebelde e que precisava da misericórdia divina.
5 – Ele ficou diferente – Após esse período de oração ele foi a presença do rei. Seu aspecto chamou a atenção pelo fato de estar com aparência triste, não disfarçou, não tentou ser o mesmo, estava diferente.
6 – Ele era sábio – Pediu a quem podia ajudar, recebeu ajuda financeira e material e, foi com autorização e documentação pois sabia que teria muitos entraves no caminho, principalmente com os inimigos do povo de Deus.
7 – Ele agiu – Partiu para sua missão de reconstruir os muros, sem se preocupar como tudo correria, mas com o alicerce de Deus, sabia que conseguiria.
8 – Ele não teve medo – Ameaças e ataques vieram de Sambalate ao Norte, Tobias ao Leste e Gézen ao Sul, estava praticamente cercado, sem falar dos problemas com o povo e outros inimigos, mas seguiu agindo com estratégia e sabedoria.
9 – Ele envolveu Deus – Trouxe o culto ao Senhor e a lei foi lida diante do povo.
10 – Ele foi fiel a Deus – Lutou para que não fizessem negócios no sábado e fez com que os israelitas se divorciassem dos outros povos para que houvesse obediência aos mandamentos do Senhor e trouxesse purificação à nação.
Deus nos dá missões que podem parecer impossíveis, mas de fato nunca são, pois com o Senhor tudo é possível. Mas Deus permite que pensemos que não vamos conseguir. Deus quer ver a nossa reação diante das adversidades, mas não para nos conhecer, pois Ele já sabe quem somos, mas para nós nos conhecermos. Já está provado pela história e pela ciência que a reação de um ser humano diante de um problema pode levá-lo a vida ou a morte, logo, o tipo de reação que temos é de extrema importância e, é este tipo de reação que Deus quer que você conheça para ver suas limitações e também sua força. Há indivíduos que se entregam a qualquer coisa e outros persistem e não desistem, lutando sempre até vencer. A fé exige uma reação positiva! Deus ama quem tem fé! Ele quer que façamos o melhor de nós e que vejamos a nós mesmos que podemos fazer mais do que pensamos. Você não sabe a força que tem, por isso as provas vêm de Deus para nos mostrar que temos sim forças e podemos reagir e usar a nossa fé em Deus para obter vitória.
Quando olhamos os campeões de Deus que estão na história e, aqui incluo a todos da bíblia também, foram homens simples, mas que reagiram diante das dificuldades e se recusaram a se entregar as circunstâncias e as adversidades. Lutaram com todas as suas forças ao lado de Deus e quando estavam para perder, o Senhor entrava na causa deles para os ajudar. Eles faziam a sua parte que era estar lutando, reagindo, confiando, ansiando pela vitória e isso move o coração do Senhor, pois mostra a fé, a convicção, a certeza que Deus vai dar vitória. Não espere ter vitórias de Deus estando de braços cruzados, dizendo: Deus vai fazer tudo por mim. Deus quer seu envolvimento! Quer a sua participação! Quer o seu entusiasmo! Quer seu esforço! Lembrando o que Jesus disse: Mt 11:12 E desde os dias de João, o Batista, até agora, o reino dos céus é tomado a força, e os que se esforçam se apoderam dele.
Toda a luta vem de apenas duas situações: provocação ou provação – ambas para mostrar a Glória de Deus. Se você está em obediência ao Senhor, sendo fiel a Deus com temor no coração pode ter certeza que Deus está apenas te provando e vai ao seu tempo mostrar o seu poder para que o nome Dele seja glorificado. No entanto, se você está desobedecendo a voz do Senhor, fugindo de Deus, sem temor no coração, você tem provocado ao Senhor e Deus está te chamando a responsabilidade, pois Ele te ama e como um pai que ama um filho, Ele te repreende e nisso traz enfermidades, calamidades, desgraças, etc para que você desperte a endireite a sua vida.
Muitos perguntam: Qual a vontade Deus para minha vida? Rm 12:2 A vontade de Deus é boa, agradável e perfeita, isso é tudo que Deus quer para você. Que tudo dê certo em sua vida. Jesus disse na oração do Pai Nosso: Mt 6:10 Que seja feita a Tua vontade assim na terra como no céu…, no céu tem alegria, então precisa ser alegre, tem paz, tem de ter paz, etc. Deus não quer o mal para ninguém. O homem procura o mal, pois seu coração é mau.
Em nossa caminhada terrena devemos prosseguir e nunca desistir. O escritor aos Hebreus diz: Hb 12:2 Olhando firmemente para o Autor e consumador de nossa fé…, ninguém avança olhando o tempo todo para o retrovisor. O melhor de Deus está a nossa frente, sempre! Há momentos que nossa missão é voltar a arrumar coisas do passado, como fez Neemias, mas não vivemos do passado, vivemos das promessas de Deus! Paulo escreve: Fp 3:13 Esquecendo-me das coisas que para trás ficam… prossigo para o alvo…, siga com coragem, com fé em Deus e não desista diante dos problemas. O melhor de Deus está a nossa frente!
Se você foi abençoado com esta mensagem , compartilhe.
Na alegria do Senhor que é a nossa força, Deus o (a) abençoe,
Ev. Jeferson Keidann