“Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.” Tg 1:17 As vezes quando estamos meditando nos textos bíblicos nos deparamos com questões que levam a ver como Deus é maravilhoso e único. Na missão que Deus entregou a Moisés por exemplo de liderar uma nação até a terra prometida. Ao nosso olhar não seria mais fácil Deus enviar uma praga para matar somente os egípcios em vez de mostrar 10 pragas sobre toda a nação? Rapidamente é o que pensamos, mas enquanto escrevo percebo que o Espírito Santo me traz a luz outras coisas: os outros povos poderiam dizer bem eles saíram por sorte, ou não foi Deus pois apenas uma praga pode pegar em qualquer um e pode ser que alguma comida ou bebida dos egípcios estavam contaminadas, assim Deus não mostraria seu poder. Por isso é tão lindo vermos como Deus age, Ele é sábio em todas as coisas. “Com Ele está a sabedoria e a força; conselho e entendimento têm.” Jó 12:13.
Moisés era um homem estudado e com certeza sabia o caminho para terra prometida. O povo de Israel também acreditava que isso iria acontecer de Moisés levá-los direto a terra prometida em poucos meses. No entanto não foi bem assim. Moisés sabia que precisava da dependência de Deus para atravessar o deserto com aqueles quase 3 milhões de pessoas e por isso não poderia ele decidir o que fazer e para onde ir e sim seguir a direção de Deus na nuvem de dia e coluna de fogo a noite. Lembrando que quando Deus te dá uma missão na realidade a missão é dEle e você apenas cumpre o que Ele deseja. Isso é tremendo. A dependência de Deus.
Deus muitas vezes nos coloca em situações justamente para evitar que venhamos a seguir nossos próprios caminhos que o nosso coração, nossos talentos, nossa capacidade, nosso entendimento, muitas vezes querem seguir. São nestes momentos que Deus envia dificuldades financeiras, envia problemas de família, doenças, e muitas outras coisas, para entendermos que não podemos seguir a nós mesmos e sim dependermos dEle para tudo. Isso é algo muito importante: depender de Deus é o ingrediente para a vitória.
O povo de Israel, em sua primeira geração, precisava perecer no deserto pois além de estarem contaminados com a cultura do Egito de maneira muito forte, pois não se sujeitavam a vontade de Deus, viviam murmurando e recordando das coisas passadas como melhores do que as presentes que Deus. Devemos sempre agradecer a Deus por tudo mesmo não entendendo nada do que está acontecendo, mas sabendo sempre que Deus é bom e maravilhoso e sempre fará o melhor para aqueles que nEle esperam: “Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu Deus além de ti, que trabalha para aquele que nele espera. Isaías 64:4” Israel achava que com o conhecimento de Moisés chegariam rapidamente a terra prometida. Com certeza muitos israelitas sabiam o tempo que levaria para chegar do Egito a terra de Canaã. O período seria de apenas alguns meses , mas levaram quarenta anos pois, seguiram a direção de Deus, que os estava provando. Apenas a nova geração chegou lá’ juntamente com Josué e Calebe, nem mesmo Moisés pode entrar na terra prometida embora tenha visto de longe, por permissão divina.
Pensamos que isso é algo muito forte, mas o fato que Deus exige de nós atitudes fortes em relação as coisas deste mundo e nem sempre queremos fazer como Ele quer e, aí vem os conflitos. Moisés contendeu com o Senhor quando deveria ter falado a rocha e não batido nela o que trouxe a ele uma sentença pesada de não entrar na terra prometida. Josué entra em cena, e aqui temos uma outra situação que não é nada fácil: conquistar uma terra cheia de inimigos. Se coloque por um instante no lugar de Josué: Moisés havia morrido e deixado um vazio muito grande na nação e na liderança. Diante dele está uma terra cheia de inimigos. Deus ainda não havia usado Josué com milagres e maravilhas, logo ele estava sem confiança plena em Deus. Deus por várias vezes diz a ele seja forte e corajoso, porque ele estava se sentido fraco e com medo. Não sabemos se Josué tinha experiencia militar, acreditamos que se tivesse foi muito pouco pois era também escravo no Egito e poucas batalhas tinha feito junto com Moisés a caminho da terra prometida. O fato que a bíblia relata é que muitas vezes os anjos de Deus entraram nas batalhas com Josué assim como entrou com Davi e outros pois era impossível humanamente vencer.
Este aqui é o segredo para as vitórias, obedecer a Deus a qualquer preço, pois quando se faz assim os impossíveis acontecem. Ele entra na batalha de nossas vidas e muda as nossas histórias. Nunca podemos fazer a obra de Deus sem a ajuda e orientação de Deus, lembre-se disso. Se Deus não for a nossa frente nada dará certo. Deus disse a Josué logo no início da conquista da terra prometida: a arca deve ir a frente e o povo de Israel deve olhar para a arca, um tipo de Cristo. A arca era a presença de Deus no meio do povo de Israel. Deus estava marcando aquela nova geração com a importância de ter a sua presença sempre, e que sem Ele, Israel jamais conseguiria conquistar a terra da promessa e ter uma vida de vitórias. Pergunto a você leitor: você está tendo uma vida de vitórias? A presença de Deus está contigo? Você está obedecendo a Deus? Estas perguntas se respondidas com sinceridade em seu coração lhe trarão a resposta para muitas das aflições que está passando.
Problemas todos vamos ter e quando se caminha nesta vida há momentos de altos e baixos com ou sem a presença de Deus, pode ter certeza disso, no entanto, somente com a presença dEle há um porto seguro no meio de um mar carregado por ondas bravias vindas de uma tempestade não prevista. “Clamou este pobre, e o Senhor o ouviu, e o salvou de todas as suas angústias.” Sl 34:6 “Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas.” Sl 34:19 Deus está sempre com aqueles que querem sua presença. Se você deseja a Deus mais do que tudo, pode ter certeza que por mais difícil que seja o andar com Deus, pois andar com o Senhor muitas vezes não é fácil, devido a nossa natureza de querer ditar as regras e Deus tem suas regras diferentes das nossas: Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Is 55:8. Ele vê as coisas de forma diferente e sabe do futuro. Nós vemos e pensamos prever o futuro com projetos e planejamentos, mas muitas vezes em nada adiantam pois, as condições ao longo da jornada mudam.
Para andar com Deus e não ter problemas para compreendÊ-lo você precisa abrir mão de tudo e ficar inteiramente nas mãos dEle. Desta forma, o que Ele disser deverá ser feito sem questionamento, e sim em completa obediência. Tenho aprendido muito a andar com Deus e também a ver como Ele vê as coisas e confesso muitas vezes que sinto-me completamente incapacitado, pois diante dEle tudo se desfaz completamente. Ele vê diferente, age diferente, pensa diferente, conhece o que não conhecemos, vive onde não vivemos, esteve onde nunca estivemos, está onde somente os santos de Deus podem estar, tudo que se refere a Deus é excelente, perfeito e lindo e, acima desta coisas, Deus sempre é bom, nunca podemos esquecer disso. Por mais difícil que seja nossa jornada o que Ele faz é pelo nosso bem. Nós olhamos o exterior mas, Deus sonda os corações. Se Deus diz que alguém é mau, essa pessoa é má, por mais que pareça boa aos nossos olhos, o que Deus diz dela é o que tem valor e não aquilo que estamos vendo com nossos olhos dentro da nossa limitada visualização de aparência exterior.
Quando acreditamos que Deus é bom o tempo todo, as dificuldades ficam menores, pois sabemos que através delas estamos nos aproximando mais do amor de Deus para conosco. Nunca reclame das situações, embora todo o ser humano tenha essa tendência de reclamar dos problemas, mas lembre-se, o povo de Israel pereceu por causa das murmurações. Louve a Deus o tempo inteiro, pois não sabemos porque Ele age como age, mas Ele age assim para o nosso bem. Não tente explicar Deus e seus atos, apenas glorifique, pois Ele faz as coisas ficarem difíceis, para se tornarem impossíveis e depois mostrar seu poder afim do Seu nome ser glorificado. “Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura.” Is 42:8, diz o Senhor.
Se você foi abençoado com esta mensagem , compartilhe.
Na alegria do Senhor que é a nossa força, Deus o (a) abençoe,
Ev. Jeferson Keidann