2Sm 24:1 A ira do Senhor tornou a acender-se contra Israel, e o Senhor incitou a David contra eles, dizendo: Vai, numera a Israel e a Judá.

2Sm 24:10 Mas o coração de David o acusou depois de haver ele numerado o povo; e disse David ao Senhor: Muito pequei no que fiz; porém agora, ó Senhor, rogo-te que perdoes a iniquidade do teu servo, porque tenho procedido mui nesciamente.

2Sm 24:11 Quando, pois, David se levantou pela manhã, veio a palavra do Senhor ao profeta Gad, vidente de David, dizendo:

2Sm 24:12 Vai, e diz a David: Assim diz o Senhor: Três coisas te ofereço; escolhe qual delas queres que eu te faça.

2Sm 24:13 Veio, pois, Gad a David, e fez-lho saber dizendo-lhe: Queres que te venham sete anos de fome na tua terra; ou que por três meses fujas diante de teus inimigos, enquanto estes te perseguirem; ou que por três dias haja peste na tua terra? Delibera agora, e vê que resposta hei de dar àquele que me enviou.

2Sm 24:14 Respondeu David a Gad: Estou em grande angústia; porém caiamos nas mãos do Senhor, porque muitas são as suas misericórdias; mas nas mãos dos homens não caia eu.

2Sm 24:15 Então enviou o Senhor a peste sobre Israel, desde a manhã até o tempo determinado; e morreram do povo, desde Dan até Berseba, setenta mil homens.

2Sm 24:16 Ora, quando o anjo estendeu a mão sobre Jerusalém, para a destruir, o Senhor se arrependeu daquele mal; e disse ao anjo que fazia a destruição entre o povo: Basta; retira agora a tua mão. E o anjo do Senhor estava junto à eira de Araúna, o jebuseu.

2Sm 24:17 E, vendo David ao anjo que feria o povo, falou ao Senhor, dizendo: Eis que eu pequei, e procedi iniquamente; porém estas ovelhas, que fizeram? Seja, pois, a tua mão contra mim, e contra a casa de meu pai.

2Sm 24:18 Naquele mesmo dia veio Gad a David, e lhe disse: Sobe, levanta ao Senhor um altar na eira de Araúna, o jebuseu:

2Sm 24:19 Subiu, pois, David, conforme a palavra de Gad, como o Senhor havia ordenado.

2Sm 24:20 E olhando Araúna, viu que vinham ter com ele o rei e os seus servos; saiu, pois, e inclinou-se diante do rei com o rosto em terra.

2Sm 24:21 Perguntou Araúna: Por que vem o rei meu senhor ao seu servo? Respondeu David: Para comprar de ti a eira, a fim de edificar nela um altar ao Senhor, para que a praga cesse de sobre o povo.

2Sm 24:22 Então disse Araúna a David: Tome e ofereça o rei meu senhor o que bem lhe parecer; eis aí os bois para o holocausto, e os trilhos e os aparelhos dos bois para lenha.

2Sm 24:23 Tudo isto, ó rei, Araúna te oferece. Disse mais Araúna ao rei: O Senhor teu Deus tome prazer em ti.

2Sm 24:24 Mas o rei disse a Araúna: Não! antes to comprarei pelo seu valor, porque não oferecerei ao Senhor meu Deus holocaustos que não me custem nada. Comprou, pois, David a eira e os bois por cinquenta siclos de prata.

2Sm 24:25 E edificou ali um altar ao Senhor, e ofereceu holocaustos e ofertas pacíficas. Assim o Senhor se tornou propício para com a terra, e cessou aquela praga de sobre Israel.

A bíblia é um livro repleto de histórias que necessitam ser estudadas constantemente. Esta passagem é uma delas. A bíblia nos informa que Deus incitou a Davi a fazer o censo porque estava irado para com Israel. Se avaliarmos a razão da ira divina sobre a nação israelita dentro do contexto dos acontecimentos bíblicos, somente existe um motivo: que a justiça divina não havia sido satisfeita diante da decisão de Davi para com o gibeonitas. Aqui entra uma outra situação: nem sempre o que as pessoas concordam Deus concorda. Não desejo me deter olhando a história dos gibeonitas pois é longa, mas resumindo Josué havia feito um acordo com eles que seriam servos de Israel e Saul quebrou este acordo fazendo com que o povo de Israel perdesse a palavra e gerasse um mau exemplo para os demais povos. Deus não gostou disso pelo simples fato que todos os demais povos sabiam quem era o Deus de Israel, logo a decisão da nação de Israel não era suficiente, tinha de vir uma decisão divina sobre o acontecimento. Como Davi não consultou a Deus, deixou que os gibeonitas decidissem, eles pediram 7 descendentes de Saul para serem mortos. Davi os deu. A fome cessou mas creio que Deus ainda não estava satisfeito, pois não havia sido consultado diante de tal situação. Penso que foi esta a razão que o Senhor se irou contra Israel.

Muitas vezes achamos que o que combinamos com as pessoas está bem, mas precisamos perguntar ao Senhor se Ele está de acordo. Deus sabe o futuro de todos nós. Decisões erradas no presente trazem consequências terríveis no futuro!

O fato que Davi havia sido incitado por Deus, visto que Deus estava irado, e Davi ordenou fazer o censo. Isso era proibido em Israel. Davi estava velho e em pouco tempo passaria o seu reino para Salomão, e queria saber o que deixaria de legado para a futura geração. O censo militar de um povo sempre foi orgulho de sua monarquia. O Deus da Bíblia era, até Saul, o Rei do povo hebreu. E Sua filosofia não permitia orgulho humano, pois o êxito de Israel não estava em seu poderio bélico, mas em Deus. Logo ao fazer o censo Davi estava tirando da mão de Deus a confiança e colocando em seu exército.

Deus jamais divide Sua glória com ninguém. Ele é soberano. Davi fazia o censo porque queria um controle, Deus quer o controle. O que Deus faz? Permite que o orgulho suba no coração de Davi e o cegue por completo, fazendo com que desobedeça às leis de Deus. Deus é um Deus de abundancia. Nós gostamos de contar migalhas, mas Deus não quer isso de cada um de nós.

Quando no tempo da colheita Deus disse a Israel que deixasse as sobras no campo, pois o povo mais simples assim como a terra precisariam daquelas sobras. Por isso Deus odeia a mesquinharia pois impede de os mais simples obterem as leis divinas sobre suas necessidades. Isso seria como tirar a comida dos pardais. Deus dá para todos e aguarda de cada um de nós a ação consciente de como agir diante das necessidades. Uma vez que isso não é feito a justiça divina entra em ação! Deus é um Deus justo. O sol nasce para todos, mas nem todos tem as riquezas! Deus sonda os corações e pergunta: do que Eu te dei o que você tem repartido? Porque é duro teu coração? O que tem não veio apenas pelo teu esforço, mas porque Eu decidi dar-te e provar-te. Quanto mais riquezas mais responsabilidade perante Deus, lembre-se disso.

Esta situação que ocorreu me Israel foi para trazer vergonha a Davi, temor em Israel e justiça divina sobre o caos dos gibeonitas. Porque torno a falar sobre os gibeonitas? Porque o dano deles foi grande!

O povo gibeonita foi um povo que preferiu fazer um acordo com Israel do que enfrentá-los pois sabiam que o Deus de Israel era o Deus verdadeiro. E este é ponto que Deus considera! O reconhecimento de sua autoridade e soberania. E o ponto que Deus despreza é o mau exemplo de seus filhos, no caso de Saul matando os gibeonitas.

Lembrando que foi sobre Gibeão que o sol parou, permitindo assim uma certa admiração por parte do povo gibeonita pela mão de Deus: vejam o sol parou na região de nossa grande cidade, que de fato era grande e eles tinham um exército poderoso. Ou seja, eles poderiam ter enfrentado Israel mas deciram se humilhar perante deus. Isso é importante: a humildade quebranta o coração de Deus, enquanto orgulho humano traz a ira divina.

Milhares de gibeonitas foram mortos por Saul. Interessante que Deus não fez justiça no tempo de Saul mas cobrou isso no tempo de Davi. Muitas coisas que passamos são consequências de lideranças anteriores, de decisões passadas erradas e acabamos colhendo frutos dessas decisões erradas. Olhe para sua vida e de sua família e pense quanta coisa poderia ter sido evitada se as decisões no passado tivessem sido diferentes. Por isso que uma decisão, uma liderança, correta é tão importante.

Deus cobrou 10,000 vezes mais do que Davi havia dado aos gibeonitas. Os gibeonitas pediram 7, Deus queria que fosse 70,000. Os homens estavam satisfeitos, mas Deus não. Nem sempre nossos acordos agradam a Deus, a ira de Deus se acende e as tragédias acontecem. Lembre-se tudo tem um porquê! Tudo nesta vida tem uma resposta, seja vinda do passado seja em vista do futuro. Deus sabe o motivo de tudo acontecer.

A bíblia diz que Davi era o rei e tomou decisão errada. Como é triste estar debaixo de uma liderança errada. Uma nação, uma empresa, uma igreja, uma família, sempre que tem um líder com decisões erradas fazem todos os demais sofrerem. A bíblia nos orienta a orar pelas autoridades a orar pelos líderes. Porque? Porque se eles forem na direção errada tudo vai dar errado e inocentes vão sofrer. Muita gente sofre hoje por decisões do passado de líderes que não decidiram corretamente.

Quando se ora por um líder se ora pelo futuro da tua vida e tua família, lembre-se disso! Se um líder está fora dos caminhos de Deus e não se arrepende, se afaste dele para que não leve você a cair com ele. Será um cego – líder, guiando outro cego e ambos cairão no abismo!

Davi disse procedi mui loucamente. Ele reconhece o erro que cometeu. Que bom quando ainda temos o tempo a nosso favor que permite correr e se arrepender. Que bom quando podemos ter a oportunidade de pedir perdão a Deus. Que bom quando podemos dizer Senhor eu errei me perdoa, por favor.

Deus colocou através de Gad uma das sentenças: 7 anos de fome, 3 meses fugindo dos inimigos ou 3 dias debaixo da mão de Deus. Davi escolhe ficar debaixo da mão de Deus pois sabia em seu coração que Deus era misericordioso. Deus é misericordioso, mas é justo também e mesmo usando de misericórdia muitas vezes Ele não deixa de executar sua justiça. A justiça divina vem. Vem pelo clamor das almas inocentes. Vem pelo clamor da natureza. Vem pelo clamor do que é certo. Deus disse a Caim: Gn 4:10 E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue de teu irmão está clamando a mim desde a terra. Os homens pensam quando alguém é assassinado: já foi, acabou: Não!!! O sangue continua clamando por justiça. A vida está no sangue! Clama por justiça divina! Deus traz a sentença! Por isso você vê histórias de lugares pesados pois teve muito sangue derramado e maldades foram feitas, abrindo portas para demônios.

70,000 pessoas morrem. A bíblia diz que o anjo estendeu sua espada sobre israel. 70,000 almas são tragadas naquele dia. Davi vai ao único lugar que poderia ir a eira de Araúna o jebuseu. Davi pagou o preço pela eira embora Araúna não quisesse vender. Davi disse não se oferece a Deus sacrifícios que não custem nada. Não existe vida com Deus se não tiver um preço a pagar. O evangelho de Cristo exige renúncia. Não existe cristianismo sem cruz. Se alguém quer vir após mim negue-se a sim mesmo tome diariamente a sua cruz e siga-me. A cruz era o símbolo de morte. Um indivíduo levando a cruz estava sentenciado a morte. Ele estava dizendo a todos estou indo para minha morte. Preciso morrer. Sem morte não há nova vida. Sem morte não há redenção.

A eira de Araúna ficava nas terras de Moriá onde Abraão levou seu filho Isaque para ser sacrifício. A eira de Araúna foi comprada e se tornou o lugar exato do templo de Salomão, a asa de Deus erguida em Israel. Não muito longe deste lugar, há poucos metros de distância, anos mais tarde uma cruz foi erguida, no alto do gólgota para trazer salvação.

Davi fez o sacrifício e a praga cessou sobre israel. 2Sm 24:25 E edificou ali um altar ao Senhor, e ofereceu holocaustos e ofertas pacíficas. Assim o Senhor se tornou propício para com a terra, e cessou aquela praga de sobre Israel.

Há uma praga hoje que percorre nações para despertamento e quebrantamento de líderes e da igreja. Os líderes reconhecem que precisam de ajuda divina. A igreja está do lado de fora, fazendo a missão chamados para fora, para despertarem, para saírem, para evangelizarem.

Deus está sacudindo o planeta! É tempo e avivamento! É tempo de despertamento. É tempo de nos colocarmos nas mãos de Deus e dizer: usa-nos Senhor, somos teus, tira-nos o véu que nos impede de ver, tira-nos do comodismo que nos impede de fazer, tira-nos da falta de fé que nos impede de ir, deixe-nos viver, lutar e morrer se necessário pela tua causa nestes últimos dias para teu nome ser glorificado.

Há inocentes que estão morrendo, há vidas que estão caindo no inferno sem Deus nesta hora. Acorda-nos Senhor! Não deixe que o som do Teu alarme, como uma praga sobre esse mundo, deixe de ser ouvido pelo nosso ouvidos que estão cheios de tolices mundanas. Este deve ser nosso clamor. Somente Deus pode trazer dias melhores.

Deus te abençoe

Aceite a Cristo hoje!

Se você foi abençoado com esta mensagem , compartilhe.

Na alegria do Senhor que é a nossa força, Deus o (a) abençoe,

Ev. Jeferson Keidann

 

Aceite a Cristo como Salvador 
Se você quer aceitar a Jesus Cristo como seu Salvador pessoal, faça a oração abaixo(lembrando que não é a oração que salva, mas confiar em Jesus é isto que irá salvar você) porque a Palavra de Deus diz em Rom:10:9: “A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.” 
Após a oração preencha os dados do formulário e estaremos também orando por você! 
Caso deseje uma visita de um obreiro mais próximo, apenas selecione: desejo uma visita e a igreja mais próxima afiliada a este Ministério estará fazendo um contato com você em breve. 
E, obrigado por fazer parte da família de Deus.

Deus o(a) abençoe!

Oração 
Senhor Deus, eu venho a ti em nome de Jesus teu amado Filho. 
Não posso me salvar, não posso me libertar e estou preso e perdido a caminho do inferno.
Preciso de ajuda! 
Vem me libertar, vem transformar minha vida, vem me salvar. 
Não quero viver mais como vivia nem fazer mais as coisas que fazia. 
Nesta hora me dá uma vida nova em ti ó Senhor.
Eu me arrependo dos meus pecados, da forma que vivia e das coisas que fazia e, peço que teu sangue remidor me purifique de todo o pecado.
Escreve meu nome no Livro da Vida e eu prometo que irei te seguir e te servir por toda a minha vida e por toda a eternidade. 
Obrigado Senhor Jesus. Amém.

 

Categorias: Mensagens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixe gratuitamente o e-book 7 Passos para uma Vida com Deus. Basta preencher o formulário abaixo e um link será enviado para o seu e-mail com o download.

Obrigado. Você foi cadastrado com sucesso! Aguarde para receber em seu e-mail o link de download. Deus abençoe.

Existe um erro. Por favor tente novamente.

Ministério Plano de Deus will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.