Mc 5:1 E CHEGARAM ao outro lado do mar, à província dos gadarenos.

Mc 5:2 E, saindo ele do barco, lhe saiu logo ao seu encontro, dos sepulcros, um homem com espírito imundo;

Mc 5:3 O qual tinha a sua morada nos sepulcros, e nem ainda com cadeias o podia alguém prender;

Mc 5:4 Porque, tendo sido muitas vezes preso com grilhões e cadeias, as cadeias foram por ele feitas em pedaços, e os grilhões em migalhas, e ninguém o podia amansar.

Mc 5:5 E andava sempre, de dia e de noite, clamando pelos montes, e pelos sepulcros, e ferindo-se com pedras.

Mc 5:6 E, quando viu Jesus ao longe, correu e adorou-o.

Mc 5:7 E, clamando com grande voz, disse: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? conjuro-te por Deus que não me atormentes.

Mc 5:8 (Porque lhe dizia: Sai deste homem, espírito imundo.)

Mc 5:9 E perguntou-lhe: Qual é o teu nome? E lhe respondeu, dizendo: Legião é o meu nome, porque somos muitos.

Mc 5:10 E rogava-lhe muito que os não enviasse para fora daquela província.

Mc 5:11 E andava ali pastando no monte uma grande manada de porcos.

Mc 5:12 E todos aqueles demônios lhe rogaram, dizendo: Manda-nos para aqueles porcos, para que entremos neles.

Mc 5:13 E Jesus logo lho permitiu. E, saindo aqueles espíritos imundos, entraram nos porcos; e a manada se precipitou por um despenhadeiro no mar (eram quase dois mil), e afogaram-se no mar.

Mc 5:14 E os que apascentavam os porcos fugiram, e o anunciaram na cidade e nos campos; e saíram muitos a ver o que era aquilo que tinha acontecido.

Mc 5:15 E foram ter com Jesus, e viram o endemoninhado, o que tivera a legião, assentado, vestido e em perfeito juízo, e temeram.

Mc 5:16 E os que aquilo tinham visto contaram-lhes o que acontecera ao endemoninhado, e acerca dos porcos.

Mc 5:17 E começaram a rogar-lhe que saísse dos seus termos.

Mc 5:18 E, entrando ele no barco, rogava-lhe o que fora endemoninhado que o deixasse estar com ele.

Mc 5:19 Jesus, porém, não lho permitiu, mas disse-lhe: Vai para tua casa, para os teus, e anuncia-lhes quão grandes coisas o Senhor te fez, e como teve misericórdia de ti.

Mc 5:20 E ele foi, e começou a anunciar em Decápolis quão grandes coisas Jesus lhe fizera; e todos se maravilharam.

A história que lemos nem de longe pode ser usado ou interpretado como uma parábola, embora alguns tentem fazê-la. Havia um local especifico, um acontecimento específico e fatos que não podem ser questionados de acordo com achados arqueológicos.

Jesus estava em uma missão e essa era de libertar um homem que vivia aprisionado por uma legião de demônios. Os evangelistas Mateus, Marcos, e Lucas falam sobre este acontecimento.

A região onde isso se deu não estava longe do mar como alguns pensam. Gadara estava longe, mas a bíblia diz que era na região de Gadara e esse lugar onde isso se deu com certeza ficava junto ao mar.

Outro detalhe importante é que apenas os homens eram contados e não crianças ou mulheres, logo não existe contradição quando um dos evangelistas diz que eram dois endemoninhados e outros dizem que era apenas um. Dependia apenas da ótica do escritor.

O ev. De Marcos trata isso de forma irônica, pois traz a idéia de que a legião de demônios que havia dentro do homem era como a legião de soldados romanos – fratenses, cujo símbolo entre outros era um porco.

O homem vivia sob o jugo de demônios, sem vida, sem esperança, sem um futuro, longe da família, abandonado por todos. Creio que quando olhamos na perspectiva deste homem apenas podemos ver que a morte seria o melhor caminho, pois com certeza este pobre homem já não vivia, mas aprisionado pelas correntes do mal, andava como um animal, completamente perdido, sem nenhum rumo, vivendo no meio dos túmulos de um cemitério.

Jesus é aquele que liberta. Jo 8:36 Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. Ele estava a caminho de Gadara para libertar este homem. Interessante que Jesus nunca esteve antes lá, nem tão pouco voltou depois. Foi uma única visita e um único milagre, o de libertação. Nisso podemos ver que o Senhor ama cada um de nós de forma especial, mesmo com todas as nossas dificuldades Ele continua nos ajudando e nos amando. O endemoninhado não foi na região onde estava Jesus, mas Jesus foi ao encontro dele em Gadara, isso nos mostra que quando não temos capacidade de discernir e de pedir ajuda a alguma, Deus nos céus sabe de nossas necessidades e nos ajuda. Com certeza creio que muitos da família daquele pobre home pediam constantemente a Deus uma libertação do mal que havia possuído aquela pobre alma. Mas quero levar você a ver algumas coisas importantes nesta simples mensagem.

Quando Jesus estava para expulsar o demônio perguntou o nome dele. Isso nos mostra que Jesus já havia ordenado para sair – Mc 5:8, mas como eram muitos nem todos saíram, Jesus então pergunta o seu nome e o demônio diz: Legião é o meu nome, porque somos muitos. Mc 5:9. Depois acontece algo muito interessante. Em Mc 5:10 E rogava-lhe muito que os não enviasse para fora daquela província. Os demônios têm territórios e não queriam deixar aquele lugar. Eles então pedem para entrar em uma vara de porcos e Jesus deixou. Porque? Porque os Judeus eram proibidos de comer e criar porcos. Embora muitos ali poderiam ser de origem gentílica ainda assim não deveria acontecer essa criação e dentro disso, os demônios pediram para causar prejuízo e Jesus deixou diante da legalidade que havia naquele negócio pois estava indo contra as leis de Deus.

Há negócios e atitudes que estão fora da vontade de Deus e nestes casos existe sim a permissão divina para demônios entrarem e trazerem prejuízos.

Os porcos em geral acabam com a terra, eles a reviram. Eles não pastam da mesma forma como outros animais, eles pastam sim, mas estragam o pasto. Tão pouco é um rebanho de porcos e sim uma vara de porcos, pois este é o coletivo para porco em português.

O que mais chama atenção nesta passagem é que depois da libertação do endemoninhado e os porcos serem dizimados, pois os demônios pediram para entrar neles e então os porcos se precipitaram por um despenhadeiro no mar (eram quase dois mil), e afogaram-se no mar, após esse acontecimento as pessoas daquela região pediram a Jesus que não voltasse mais naquele lugar e, isso indica uma escolha.

Eles preferiram os porcos do que Jesus. O triste é que muitos nos dias de hoje fazem a mesma coisa! Querem um Jesus que não os incomode, um Jesus que não os perturbe, um Jesus que não os impeçam de fazer negócios contra a vontade de Deus, um Jesus que se adapte a eles mas que eles não precisem se adaptar a Jesus. A bíblia não menciona que Jesus voltou aquela região. Eles perderem a Jesus por causa dos porcos.

Quantos hoje ainda perdem Jesus por causa de porcos! Quantos estão buscando as coisas sujas do mundo e deixando Jesus de lado. Quantos estão dando mais valor ao dinheiro, as riquezas, ao prazer, ao desejo, ao seu tempo, deixando Cristo a um segundo plano. Como aqueles porqueiros muitos hoje preferem mais o seu investimento, os seus porcos do que Jesus.

Quantas vezes pastores, missionários e igrejas já ouviram homens dizer, não queremos seu Deus, sua bíblia, seu Jesus, nós queremos o mal, queremos nosso sistema, queremos nossa religião, queremos nossa vida.

O triste nesta história também foi o motivo de mandarem Jesus embora. Eles queriam os porcos, os negócios sujos, as coisas erradas. O endemoninhado foi liberto, mas não importava isso agora. Os porcos eram mais importantes. Deus sempre vai estar com aqueles que desejam salvação, mesmo com muitas dificuldades para seguir, Deus vai ajudar e eles continuam na luta diária de vencer suas tentações, mas Deus jamais vai estar com aquele que diz eu quero pecar, eu quero viver minha vida imunda, quero ficar com os porcos. Para estes não há mais salvação. Homens que preferem porcos em vez da salvação. Deus dá tanto e as pessoas jogam tudo fora. Quantos com casamentos lindos e jogam tudo fora por um momento de prazer com outra pessoa. Negócios que traziam muito lucro e um futuro promissor mas preferiram fazer tramoias e enganar os outros. Quantos que para conseguir um momento de fama, vendem sua alma para o diabo e tudo isso por causa de alguns aplausos de homens miseráveis que sequer sabem discernir o que estão fazendo. Trocam as bênçãos de Deus por lavagem de porcos.

Jesus foi trazer libertação, mostrou seu poder, mas eles tinham um motivo sujo, rejeitaram Jesus para todo o sempre. Nunca mais o Senhor voltou para lá. Os homens ainda hoje dão mais valor as coisas sujas deste mundo do que ler ou ouvir a palavra de Deus sendo pregada. Vejam que o tempo passou mas o homem continua o mesmo: Sl 51:5 Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.

Que troca triste! Que escolha terrível que eles fizeram. Jesus saiu daquele lugar. Quarenta anos depois os romanos chegaram naquela terra e mataram milhares. Depois que as legiões romanas atravessaram Gadara, porcos selvagens habitaram aquela terra. E por milhares de anos os porcos se multiplicaram, como uma praga, fuçando aquela região até acabar com toda a plantação, deixando ela imprópria para o plantio.

É Jesus ou os porcos, é Jesus ou as coisas sujas deste mundo! O que você vai escolher?

Se você foi abençoado com esta mensagem , compartilhe.

Na alegria do Senhor que é a nossa força, Deus o (a) abençoe,

Ev. Jeferson Keidann

Aceite a Cristo como Salvador 
Se você quer aceitar a Jesus Cristo como seu Salvador pessoal, faça a oração abaixo(lembrando que não é a oração que salva, mas confiar em Jesus é isto que irá salvar você) porque a Palavra de Deus diz em Rom:10:9: “A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.” 
Após a oração preencha os dados do formulário e estaremos também orando por você! 
Caso deseje uma visita de um obreiro mais próximo, apenas selecione: desejo uma visita e a igreja mais próxima afiliada a este Ministério estará fazendo um contato com você em breve. 
E, obrigado por fazer parte da família de Deus.

Deus o(a) abençoe!

Oração 
Senhor Deus, eu venho a ti em nome de Jesus teu amado Filho. 
Não posso me salvar, não posso me libertar e estou preso e perdido a caminho do inferno.
Preciso de ajuda! 
Vem me libertar, vem transformar minha vida, vem me salvar. 
Não quero viver mais como vivia nem fazer mais as coisas que fazia. 
Nesta hora me dá uma vida nova em ti ó Senhor.
Eu me arrependo dos meus pecados, da forma que vivia e das coisas que fazia e, peço que teu sangue remidor me purifique de todo o pecado.
Escreve meu nome no Livro da Vida e eu prometo que irei te seguir e te servir por toda a minha vida e por toda a eternidade. 
Obrigado Senhor Jesus. Amém.

 

Categorias: Mensagens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixe gratuitamente o e-book 7 Passos para uma Vida com Deus. Basta preencher o formulário abaixo e um link será enviado para o seu e-mail com o download.

Obrigado. Você foi cadastrado com sucesso! Aguarde para receber em seu e-mail o link de download. Deus abençoe.

Existe um erro. Por favor tente novamente.

Ministério Plano de Deus will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.