Ex 3:1 E APASCENTAVA Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote em Midiã; e levou o rebanho atrás do deserto, e chegou ao monte de Deus, a Horebe.

Ex 3:2 E apareceu-lhe o anjo do SENHOR em uma chama de fogo do meio duma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia.

Ex 3:3 E Moisés disse: Agora me virarei para lá, e verei esta grande visão, porque a sarça não se queima.

Ex 3:4 E vendo o SENHOR que se virava para ver, bradou Deus a ele do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés. Respondeu ele: Eis-me aqui.

Ex 3:5 E disse: Não te chegues para cá; tira os sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa.

Ex 3:6 Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E Moisés encobriu o seu rosto, porque temeu olhar para Deus.

Ex 3:7 E disse o SENHOR: Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores.

Ex 3:8 Portanto desci para livrá-lo da mão dos egípcios, e para fazê-lo subir daquela terra, a uma terra boa e larga, a uma terra que mana leite e mel; ao lugar do cananeu, e do heteu, e do amorreu, e do perizeu, e do heveu, e do jebuseu.

Ex 3:9 E agora, eis que o clamor dos filhos de Israel é vindo a mim, e também tenho visto a opressão com que os egípcios os oprimem.

Ex 3:10 Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó para que tires o meu povo (os filhos de Israel) do Egito.

Ex 3:11 Então Moisés disse a Deus: Quem sou eu, que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel?

Ex 3:12 E disse: Certamente eu serei contigo; e isto te será por sinal de que eu te enviei: Quando houveres tirado este povo do Egito, servireis a Deus neste monte. Quando pensamos em Moisés somos levados a pensar sempre nas pragas do Egito e na abertura do Mar Vermelho e esquecemos de outros detalhes importantes de sua vida pessoal. A Bíblia nos traz informações sobre muitas coisas da vida pessoal de Moisés, no entanto sabemos pelas lacunas e pelo comportamento humano que certos pensamentos e atitudes foram tomadas, o que nos leva a perceber que Moisés era tão humano como qualquer um de nós. Digo isso porque há muitos que veneram Moisés de uma forma grandiosa e claro que ele merece muito desse tipo de respeito a pensamento, visto que foi um dos poucos homens que teve a oportunidade de ver Deus face a face.

Alguns dias atrás esse pensamento do Moisés humano, tem me tomado a mente: Moisés foi o escolhido por Deus, sabia de sua chamada, sabia de seu compromisso com o povo hebreu e no entanto sabia também que sozinho jamais conseguiria fazer o que precisava ser feito: libertar o povo de Deus do faraó.

Deus nos dá missões que parecem impossíveis de fazer, lembre-se disso. Deus é simplesmente lindo. Ele chama-nos sabendo que não somos capacitados para fazer, mas nos capacita depois para realizar sua tarefa. Quando vamos contratar alguém sempre olhamos seu currículo e suas aptidões para ver se o candidato está na altura da função que lhe daremos, mas com Deus é diferente. Ele sabe que mesmo o melhor, e sabemos que estamos longe de sermos os melhores, ainda assim não conseguirá realizar a missão que Deus lhe confiou se não tiver a ajuda divina para isso.

Quando olhamos para Moisés pensamos no homem que liderou um povo hebreu ao longo de 40 anos no deserto, mas temos de lembrar que antes disso, ele ficou 40 anos no Egito e outro 40 anos em Midiã. O Egito foi o lugar da preparação da leitura e escrita,  experiência em liderança, estudos, conhecimento sobre leis, cultura, medicina, astros, etc, mas nos 40 anos em Midiã ele aprendeu mais de Deus, ouvindo e aguardando o momento de entrar em cena. No entanto, as vezes penso que Moisés havia colocado em seu coração que era impossível vencer a faraó e libertar Israel do Egito. Digo isso pois a Bíblia não nos mostra Moisés orando pela redenção de Israel quando em Midiã. Moisés não estava orando nem jejuando quando Deus lhe chamou. Aqui temos uma curiosidade importantíssima e que muitos líderes ensinam de uma forma forçada: que Deus somente vai chamar se você estiver em profunda consagração com Ele. Isso não é verdade. Deus chama quando Ele quer chamar e não depende de nada e de ninguém para fazer isso! Lembre-se Ele é Senhor. Ele pode todas as coisas. Ele decidiu chamar a Moisés, ele decidiu o tempo para fazer isso. Ele decidiu como fazer isso.

Moisés estava pastoreando as ovelhas de seu sogro quando Deus lhe apareceu na sarça ardente, ou seja, ele estava ocupado quando Deus lhe apareceu de forma sobrenatural. Aqui temos duas coisas: 1 – não fique apenas esperando em Deus, faça tudo que tiver ao seu alcance para fazer conforme a Bíblia fala: Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças… Ec 9:10. 2 – Deus quando quer se manifestar Ele usa de qualquer meio que desejar usar. Aqui Ele usa uma sarça, mas poderia ser um anjo, ou ainda uma ovelha falando, ou em sonhos, ou uma visão, enfim Deus tem muitas formas de falar conosco. Nós somente temos uma forma de falar com Ele e é pela oração. Deus nos fala hoje pela sua Palavra, pelo seu Espírito em nosso espírito, nos fala por anjos, visões, sonhos, profetas, acontecimentos, sinais, etc, etc, etc, mas nós somente temos a oração como único meio de falar com Ele, pense nisso. O que quero dizer com isso é que devemos deixar de nos preocupar com coisas que não estão ainda ao nosso alcance para fazer e voltar a termos um período de preparação cada vez maior para quando Ele nos disser que chegou a hora estarmos prontos para agir.

Deus falou a Moisés pela sarça ardente. Creio que antes disso Moisés já havia abandonado a idéia de libertar a Israel pois dentro da sua concepção humana era impossível. Ainda hoje muito do que precisa ser feito para o reino de Deus é impossível humanamente falando. Veja por exemplo a evangelização mundial. Atualmente (2019) existem mais de 5 bilhões de pessoas que não aceitaram a Cristo como salvador e com certeza mais de 3 bilhões nunca ouviram o evangelho. Como fazer uma tarefa destas? Mesmo com todos os recursos tecnológicos que temos é impossível aos olhos dos homens, mas não para Deus. Se Ele quer pode levantar alguém que poderá ser usado por Deus em estratégias que somente os céus poderiam dar a alguém para impactar a humanidade inteira e fazer com que a Palavra de Deus alcance até aos confins da Terra. Deus é Deus. Ele pode fazer qualquer coisa, nunca podemos duvidar disso.

Voltemos a Moisés, ele está diante da sarça, Deus fala com ele pela primeira vez. Ele tem 80 anos agora de idade. Já não é mais jovem como antes, tem uma vida estruturada em Midiã com sua esposa, filhos e familiares. Deus o comissiona e o impulsiona a mudar tudo isso.

Mas Deus não levanta um exército, nem dá a ele escudos, espadas e lanças, nem um cajado especial, mas do próprio cajado que ele usava para pastorear ovelhas, converte esse mesmo cajado em um instrumento para fazer sinais e maravilhas e liderar uma nação.

Deus sempre vai usar o que você tem na sua mão e para o que foi preparado e instruído para fazer. É assim desde o princípio. A tua preparação, a tua experiência, o teu cajado serão instrumentos de Deus para a missão que Ele tem a fazer através de ti, lembre-se disso.

Moisés não estava mais preocupado com Israel, havia passado anos em Midiã, embora creio que muito desejasse fazer algo, mas ele sabia que para libertar quase 3 milhões de pessoas do faraó somente um Deus poderoso poderia fazer isso e foi esse Deus poderoso, o único e verdadeiro Deus que o encontra o comissiona, o capacita, e o faz vencer em uma batalha quer não houve sangue derramado através de espadas, lanças ou armas militares, mas única e exclusivamente pela poderosa mão de Deus.

Deus tem te dado uma missão? Ela vai acontecer, não se preocupe, ao tempo de Deus, vai acontecer. Aguarde e fique na presença de Deus fazendo o que Ele te deu para fazer neste momento, pois isto que você está fazendo agora irá te levar para o que Ele quer que você faça no futuro. Moisés pastoreava ovelhas, mas foi pastorear Israel. As ovelhas o levaram a uma sarça ardente. Do cajado que usava para cuidar das ovelhas, este cajado simples e talvez desprezado, foi um instrumento para mostrar a faraó e ao povo de Israel o poder de Deus.  Da sarça ele foi levado a missão de Deus. Não despreze os sinais, as coisas, que Deus tem colocado diante de você. Muitas vezes o que desprezamos, pode ser o fundamental para fazer a missão de Deus nesta terra.

As ovelhas ainda estão aí, a sarça está logo a frente pronta para falar contigo, não te detenhas quando ela arder, pois o Deus que nela está mudará sua vida.

Na alegria do Senhor que é a nossa força,

Deus te abençoe.

Ev. Jeferson Keidann

 

Aceite a Cristo como Salvador 
Se você quer aceitar a Jesus Cristo como seu Salvador pessoal, faça a oração abaixo(lembrando que não é a oração que salva, mas confiar em Jesus é isto que irá salvar você) porque a Palavra de Deus diz em Rom:10:9: “A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.” 
Após a oração preencha os dados do formulário e estaremos também orando por você! 
Caso deseje uma visita de um obreiro mais próximo, apenas selecione: desejo uma visita e a igreja mais próxima afiliada a este Ministério estará fazendo um contato com você em breve. 
E, obrigado por fazer parte da família de Deus.

Deus o(a) abençoe!

Oração 
Senhor Deus, eu venho a ti em nome de Jesus teu amado Filho. 
Não posso me salvar, não posso me libertar e estou preso e perdido a caminho do inferno.
Preciso de ajuda! 
Vem me libertar, vem transformar minha vida, vem me salvar. 
Não quero viver mais como vivia nem fazer mais as coisas que fazia. 
Nesta hora me dá uma vida nova em ti ó Senhor.
Eu me arrependo dos meus pecados, da forma que vivia e das coisas que fazia e, peço que teu sangue remidor me purifique de todo o pecado.
Escreve meu nome no Livro da Vida e eu prometo que irei te seguir e te servir por toda a minha vida e por toda a eternidade. 
Obrigado Senhor Jesus. Amém.

Categorias: Mensagens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixe gratuitamente o e-book 7 Passos para uma Vida com Deus. Basta preencher o formulário abaixo e um link será enviado para o seu e-mail com o download.

Obrigado. Você foi cadastrado com sucesso! Aguarde para receber em seu e-mail o link de download. Deus abençoe.

Existe um erro. Por favor tente novamente.

Ministério Plano de Deus will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.